☕ #70: o Mapa-Múndi das Cidades Privadas 🗺️
Praxis, Solano, Las Catalinas e a cidade que tá processando um país 🧨
Esses dias, dei uma palestra sobre o “Fim das Nações", num evento do Bruno Perini.
Tenho essa tese antiga, de que países como conhecemos estão dando lugar a um novo tipo de célula socioeconômica que, no longo prazo, os obsoletará.
Alguns protótipos dessa visão estão despontando mundo afora.
Hoje eu vou atualizar vocês sobre 3 projetos interessantes: Próspera (Honduras), Praxis (Mediterrâneo) e Solano (Califórnia).
🇭🇳 Próspera vs. Governo de Honduras
Em 2013, uma lei hondurenha liberou a criação de Zonas Especiais de Desenvolvimento Econômico (ZEDEs).
Baseada na ideia de um ex-chefe do Banco Mundial, as ZEDEs deixam investidores estrangeiros comprarem terra e estabelecerem seus próprios códigos administrativo-fiscais.
Bastando que cumpram a lei criminal do país, podem inventar seus próprios vistos, planos urbanos e impostos.
Um punhado de ZEDEs foi instituída. Entre elas, Próspera - uma cidade futurista projetada na ilha de Roatán, no mar do Caribe.
100 milhões de dólares foram investidos na empreitada.
Até que, em 2022, o socialismo venceu as eleições, e a presidente resolveu acabar com a brincadeira.
Esquerda: o plano urbano original de Próspera. Direita: o estado atual do assentamento.
As leis que permitiram a criação de Próspera foram repelidas.
As isenções fiscais foram ignoradas. O acesso dos negócios da ilha ao sistema financeiro nacional está sendo sufocado. Empresários locais estão começando a relatar tentativas de intimidação.
Mas Próspera é uma startup investida por VCs. O risco de mudanças políticas dramáticas sempre foi conhecido. E foram exigidas tantas garantias legais do então governo hondurenho… que agora os advogados da empresa acham que têm um caso ganho nas mãos.
Eles abriram uma disputa numa corte de arbitragem do Banco Mundial - onde pedem 11 bilhões de dólares em compensação. O que representa quase metade do PIB de Honduras.
O país ameaçou se retirar da organização que rege essa corte, mas o processo vai continuar independentemente disso.
Uma embaixada Bitcoiner na ilha que hospeda Próspera.
Tem até senadores americanos interessados no caso.
A situação é feia pra Honduras, com uma multa catastrófica à vista… e mais feia ainda pra Próspera, que agora perde o status de “local turístico” pra ganhar o de “zona conflituosa”.
A comunidade já tem uma escola Montessori pra crianças, uma empresa de terapia genética (o tipo de negócio que só consegue operar em pequena escala numa jurisdição libertária), e algumas dezenas de residentes fixos.
🧿 Praxis: um Oásis no Mediterrâneo
Praxis é um culto fundado por um ex-surfista profissional que atraiu U$ 20M de investidores como Peter Thiel e Naval Ravikant.
A missão é construir uma cidade “renascentista” no Mediterrâneo. Um valor compartilhado entre as centenas de membros-fundadores é a “busca pela imortalidade”. No sentido metafórico da coisa. Eu acho.
A visão inicial é demonstrar a demanda, com cartas de intenção e futuros moradores financeiramente comprometidos. Então, Praxis deve fazer um pacto com algum governo europeu, e despejar milhões de euros em obras.
Contrataram o empreiteiro David Weinreb, que já planejou três cidades com mais de 100.000 residentes. A meta de Praxis é conseguir 10.000. Contam com arquitetos renomados, e um marketing cheio de misticismo.
Recrutaram ex-ministros de Estado pra ajudar nas negociações.
Reza a lenda que já assinaram um pré-acordo pra comprar um terreno às margens do Mar Adriático. Eu chutaria Montenegro, ou Croácia.
Uma maquete da área sendo considerada, e uma renderização 3D do projeto urbano de Praxis.
🃏 Solano County: Bilionários na Califórnia
Alguns meses atrás, um povoado pacato na Califórnia foi surpreendido com a chegada de novos vizinhos.
Noticiou-se que mais de 200 quilômetros quadrados tinham sido vendidos para um grupo de bilionários interessados em erguer uma nova cidade.
Reid Hoffman (Linkedin), Marc Andreessen (a16z), Michael Moritz (Sequoia Capital) e a viúva do Steve Jobs são alguns membros desse grupo.
Eles já gastaram quase 800 milhões de dólares, em 140 terrenos entre São Francisco e Sacramento, fazendo disparar os preços na região.
Esquerda: ilustrações do plano para Solano. Direita: o estado dos terrenos, hoje.
O esforço é liderado por um ex-trader do Goldman Sachs, sob a empresa Flannery Associates LLC, e com o nome fantasia de “California Forever”.
Com o território assegurado, o projeto entrou agora na fase de convencimento político.
A Flannery Associates garante que nenhuma obra vai começar sem que antes referendos sejam feitos com populações locais.
Algumas cidades, como Rio Vista, são completamente cercadas por terras agora controladas pelos bilionários. Teve fazendeiro que recusou oferta de 84 milhões de reais 🥵
Vale dizer que ainda há uma base aérea militar ali pertinho.
Persuadir os habitantes locais a concordarem com seus planos vai ser difícil. Mas mais caro ainda vai ser negociar com a classe política, que já começou a adaptar seus discursos assim que descobriu quem estava por trás da empreitada.
Um mapa das terras adquiridas pela Flannery Associates LLC.
🏴 Onde Você Faria uma Cidade Privada?
Existem abordagens menos megalomaníacas do que as supracitadas.
Las Catalinas é um condomínio na Costa Rica, inspirado em vilas mediterrâneas, construído por um bilionário sem ambições soberanas. Depois de meia década de obras, começou a tomar forma. E tá ficando lindo. Deu o que falar quando postei a respeito no meu Instagram.
Cul De Sac é uma empresa que cria bairros livres de carros. O primeiro experimento deles fica no Arizona. Já têm studios pra alugar a U$1300 por mês.
Em Menlo Park (Califórnia), Mark Zuckerberg fechou parceria com um banco pra construir uma vila destinada a seus funcionários.
Até no Brasil essa ideia já esteve na moda. Em 2021, a XP arrematou um lote imenso em São Roque (SP), pra levantar a “Villa XP”. As obras estão paradas, e o projeto hoje é noticiado como “um delírio da pandemia”.
Dos projetos mencionados aqui, hoje, talvez Praxis seja o que mais me comova.
É fato que muitos morrerão na praia. Assim como a maioria das empresas dá errado, é de se esperar que a maioria dos projetos de cidades privadas também falhe.
Mas, em algum momento, uma dará muito certo. E inspirará outras.
E talvez a próxima Apple, ou o próximo Google… se pareça menos com uma empresa como o Facebook dos anos 2000, e mais com uma cidade como a Florença do século XVI.
Fica a pergunta 👇
Se fosse pra erguer uma cidade privada… qual lugar você escolheria?
🧠 Dicas de Leitura
🗿 The Politically Incorrect Guide to Ending Poverty (The Atlantic)
Paul Romer é um economista itinerante: viaja convencendo governos a hospedarem cidades-privadas em caráter experimental.
🌇 Impossible Cities (Charlie Dulik)
Um compilado com alguns projetos de cidades-privadas que tão em alta no Ocidente.
🔨 Praxis Makes Perfect (The Fence)
Os bastidores de uma nova cidade europeia… que está sendo sonhada nos bares de Manhattan.