☕ #81: Tudo Que os Políticos Precisam Saber Sobre Bitcoin 🇧🇷
O Ciclo dos Soberanos começou. O Brasil tem uma última chance de não virar nota de rodapé na história do dinheiro.
Um punhado de Estados já porta BTCs publicamente. El Salvador é o exemplo mais proeminente. Butão é o mais recente.
Quando a Paradigma foi fundada, a adoção por Soberanos era improvável. Hoje, nos parece subprecificada.|
O 1º ciclo foi o dos cypherpunks, levando o BTC a U$10. O 2º, dos nerds early adopters, levando o BTC a U$1.000. O 3º, do varejo, levando o BTC a U$10.000. O 4º foi o das instituições. O 5º, e atual, é o dos Soberanos.
O fundo soberano de Abu Dhabi está minerando. Até o Brasil já tem proposta no Congresso pra estabelecer uma reserva nacional de satoshis.
O equilíbrio de Nash mudou. Trata-se de um conceito, em Teoria dos Jogos, que representa “a estratégia mais racional a ser seguida” por cada participante de um jogo.
O equilíbrio de Nash num Jogo da Velha é um empate: quem começa, marca uma das 4 casas nos cantos do grid. O segundo jogador marca a casa central. E um vai barrando a vitória do outro, até o final.
O equilíbrio de Nash no jogo da adoção soberana do Bitcoin é tão simples quanto.
Países inteligentes comprarão antes dos seus adversários. Empresas com líderes sagazes comprarão antes dos seus governantes. Indivíduos atentos já compraram faz muito tempo.
Não preciso nem dizer pra onde tende o preço da moeda laranja (🆙).
O mercado ainda estima menos de 1/3 de chance de Trump criar uma Reserva Nacional Estratégica de Bitcoin nos primeiros 100 dias de governo.
Portadores de cripto decidiram as eleições americanas. Foram eles que elegeram Trump - ou melhor, expulsaram uma administração que lhes fora abertamente hostil.
Pablo Marçal falava mal da criptomoeda até pouco tempo atrás, o que inclusive lhe rendia certa popularidade. Perceba que ele nunca mais o fez. Depois de 2024, nenhum político pode mais se dar ao luxo de desprezar o Bitcoin.
Pesquisa “de boca de urna” encomendada pela Paradigm nos EUA deixou claro o que o mercado cripto vinha dizendo: a hostilidade dos democratas ao setor lhes custaria a reeleição. O voto popular ficou dividido praticamente meio-a-meio entre “no-coiners”. Entre “coiners”, Trump teve mais de 10 pontos percentuais de vantagem.
O Bitcoin não é uma tecnologia como o iPhone, que você pode escolher ignorar se quiser levar uma vida “menos conectada”. Está mais para a pólvora. Uma vez descoberta, todo Soberano foi forçado a adotá-la, se não quisesse ser oprimido ou exterminado.
A Janela de Overton não foi meramente aberta. Ela foi arrombada. Esse termo refere-se à “gama de ideias toleráveis no discurso público”.
Em 2014 a questão nos círculos políticos era “o que diabos lastreia o Bitcoin”?
Em 2024, de Washington a Brasília, burocratas se perguntam “o que é que vamos lastrear com nossos bitcoin”?
Os EUA estão prestes a montar uma reserva nacional de satoshis. O presidente-eleito explicitamente instrui seu povo a “jamais vender seus Bitcoin”.
Outras nações não ficarão de braços cruzados. Os Soberanos que antes estabelecerem suas reservas desfrutarão de melhores preços de entrada.
Apertem os cintos. Foi dada a largada.
🎟️ Black Friday da Paradigma
Liberamos nossa melhor oferta do ano. Vale de hoje, quinta, 28/novembro… até sábado, 30/novembro.
Toque aqui e vire assinante Paradigma Pro com o melhor preço que já oferecemos 🔥