☕ Café com Satoshi #22: Edição Extraordinária 🦠
👋 Bem-vind@ a mais uma edição da newsletter cripto-econômica mais original do 🇧🇷
Essa é uma edição extraordinária. Muitos no mercado financeiro ainda estão se recuperando do baque.
🚨 A bolsa de São Paulo parou com circuit breaker 5 vezes nessa semana.
Circuit breaker é quando o dono da bola percebe que perdeu o controle da partida, se retira de campo com a redonda e diz que só volta quando todo mundo se acalmar.
Na Bovespa, 10% de queda (no índice) acionam um circuit breaker (15 ou 12,5% acionam um segundo). Aconteceram 2 na segunda-feira. Mais um quarta. E 2 ontem (quinta).
Na bolsa de Nova Iorque, 7%, 13% e 20% são os níveis críticos. Segunda viu o primeiro circuit breaker no S&P desde 1997. Ontem (quinta) houve outro.
Mais de 1 milhão de pessoas físicas ingressaram na Bovespa entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2020. A maioria nunca tinha visto um investimento perder -10% num dia.
☢️ Vol-pocalipse
A volatilidade (em janela de 30 dias) do Bitcoin oscilou entre 40 e 70% desde o começo do ano, até quarta-feira.
Volatilidade é reflexo de incerteza. Num cenário hipotético em que todos os participantes do mercado têm acesso às mesmas informações e as julgam de modo 100% igual, os preços de um ativo não oscilam. Quanto maior a assimetria de informação, a ineficiência na sua distribuição, e a emoção nos julgamentos individuais (em detrimento da razão), mais os preços variam.
Volatilidade é medida de base para muitos modelos de risco (prática, vale dizer, frequentemente contestada).
Tais modelos atribuem mais risco a ativos menos estáveis, e costumam usar a medida para dosar alocação entre ativos menos e mais arriscados.
Qual é a informação sendo absorvida pelo mercado quando ações da Petrobrás - a maior empresa pública do país - estão com uma volatilidade 2,3 vezes maior que a do Bitcoin?
Num cenário de exaustão de políticas monetárias, é mais arriscado ter exposição a Bitcoin, ou não ter nenhuma exposição? Participação acionária na petrolífera estatal hoje carrega mais risco que a posse de uma fração do primeiro dinheiro que coloca em cheque a existência das moedas “de papel”?
🦠 Corona: 5 Efeitos de Segunda Ordem
O corona está ao seu redor. Não faz sentido entrar em pânico. Mas é seu dever cívico conhecer a cartilha básica para desacelerar o contágio - e proteger seus compatriotas (e parentes) mais vulneráveis.
Este guia é um bom ponto de partida. Mas e para além de alguns meses de reclusão generalizada… quais serão os impactos duradouros dessa pandemia?
Colocamos em palavras algumas das ideias que temos tido sobre consequências de segunda ordem disso tudo.
Leia aqui. Entre os tópicos: realidade virtual para velhinhos, um ano potencialmente trágico pra pequenas e médias empresas, devaneios monetários e corrida por liquidez.
🔮 HODLWaves Podem Prever os Preços do Bitcoin?
HODLWaves estão entre os gráficos mais populares - e mal compreendidos - das criptomoedas. Em 2014, um entusiasta da computação gráfica foi o 1º a particionar a oferta circulante de BTC em "fatias" de acordo com a “idade” das moedas.
No gráfico, seções "quentes" representam moedas movidas recentemente; seções "frias" denotam moedas inertes há meses ou anos.
Será que alguma faixa específica pode revelar mudanças estruturais no mercado?
Publicamos um relatório resumindo o que de mais importante já foi descoberto a respeito. O relatório, assim como acesso aos gráficos explorados nele, é exclusivo pra assinantes Paradigma Pro.
Spoiler: uma das faixas carrega sinais sobre movimentações positivas nos preços.
📚 Sai do Home Broker e Vai Ler um Livro!
Tempos voláteis clamam por paciência e reflexão (além do mais, é provável que você precise passar alguns dias de repouso em algum momento nos próximos meses 😳). Nossas recomendações de hoje não são artigos ou notícias, mas sim livros recém-lançados:
⌛ This Book Will Save You Time
“Dinheiro pode ser visto como um meio de armazenar tempo”. “Pergunte-se: o que faz você trocar suas horas limitadas por uma moeda que é ilimitada?"
A primeira grande retrospectiva jornalística da turbulenta história da Ethereum. Escrito por uma das repórteres que mais tem propriedade pra cobrir o assunto, hoje.
Trabalho de alto nível mastigando conhecimento sobre Bitcoin para o público leigo, em português.
🎁 Gosta Das Nossas Dicas?
🏃 Nos segue no Insta! Por lá compartilhamos um conteúdo bem mais visual: os presentes e produtos mais cobiçados por bitcoiners, os melhores memes, gráficos inusitados e peças valiosas da cultura pop criptosférica. Clica aqui pra seguir!
Paradigma
🎓 Curso grátis de Bitcoin: www.7DiasDeBitcoin.com.br
📸 Instagram: @paradigma.education
🏠 Mais dados: Paradigma.education