☕ Café com Satoshi #25: Escravos Virtuais - o Plano Pra te Obsoletar ⚒️
👋 Bem-vind@!
Entramos na 4ª grande era do Bitcoin. É um prazer percorrer esta jornada com vocês.
A Café com Satoshi como conhecemos hoje nasceu em novembro de 2018. Marcamos o ponto com uma bolinha laranja, no gráfico abaixo. De lá pra cá foram 25 edições e uma montanha-russa de emoções. As mais populares foram a trinca #16, #17 e #18, sobre geopolítica e o tempo; a edição temática do Coronavírus (#22) e o especial “Quem é Satoshi?” (#10).
Mal podemos imaginar o que nos aguarda entre hoje e a edição de nº 50. Mas arriscamos algumas (5) previsões logo a seguir. Continue lendo pra chegar lá 👇
👮 Escravidão Virtual
Sob quais condições você aceitaria trabalhar para um robô?
Esta pergunta originou um ensaio, exclusivo para assinantes Paradigma Pro. A resposta foi intensa a ponto de decidirmos abri-lo a público. Não que todo mundo concordasse - muita gente bateu de frente. Queremos saber o que você pensa.
Leia na nossa plataforma (sem paywall), ou no Medium (com paywall). Explicamos:
como você já é servo de alguns robôs, todos os dias, faz anos;
que o futuro do trabalho é mais assimétrico do que a internet leva a crer;
como tokenizar sua carreira; o que é um Income Share Agreement; e
onde o seu emprego se encaixa: acima da API, ou abaixo da API.
👐 Bem-vind@ à quarta era
A F2Pool minerou o último bloco com 12.5 BTC de recompensa, na última segunda-feira de tarde (horário de Brasília), e deu início a uma nova era.
Durante a 3ª grande época do Bitcoin:
quem mais minerou blocos foi AntPool (chinesa);
o 1º e último blocos do período foram achados pela F2Pool (chinesa);
a rede processou 2.3 trilhões de dólares.
Na 3ª era, o Bitcoin foi de menos de 1.000 a quase 20.000 dólares. Virou tema de vídeo do Porta dos Fundos e de quadro em noticiários norte-americanos. Ganhou ticker em todos sites financeiros. Superou uma guerra civil. Virou personagem central da ciber-guerra entre estados, mediada por meia dúzia de titãs da internet.
Eis, a seguir, 5 previsões para o 4º ciclo, que compilamos entre a equipe:
A velocidade (monetária) média do bitcoin vai continuar diminuindo.
Mais de 20% da hashrate migrará para a América do Norte.
O último ciclo de alta trouxe avanços geológicos no setor de custodiantes. O próximo fará o mesmo com a infraestrutura de derivativos.
Algum chefe de estado endossará, pela 1ª vez, o uso de uma criptomoeda.
Uma aplicação “com cripto” chegará a “nível-Pokémon-Go" de mainstream.
👛 Manual de Carteiras
Custodiar criptomoedas é uma tarefa delicada. Cada um tem seu jeito. É impossível fazer recomendação universal, ou responder à pergunta: “qual é a melhor carteira…"?
Estamos construindo um Manual pra servir de referência sempre que alguém fizer essas perguntas que não têm resposta objetiva. Aceitamos suas sugestões: queremos que seja detalhado o suficiente para guiar novos entrantes, mas provocador o bastante para que sigam aprendendo por conta própria.
Tem uma seção inteira dedicada a auto-custódia. Clique em “Onde Guardar”, à esquerda, e explore as opções de carteiras que nós recomendamos.
💾 Salva o link aí - e manda pr@quele prim@ que não pára de te fazer pergunta do tipo, desde que o bitcoin voltou a subir!
📚 Dicas de Leitura Para o Fim de Semana
➡ ⚛️ The Hacker Who Saved the Internet (Wired)
A saga improvável do garoto prodígio que desenvolveu malwares globais na adolescência por alguns bitcoin; virou superastro no universo da cibersegurança; impediu a escalada do vírus mais devastador dos últimos anos (WannaCry), com um contragolpe estupidamente simples; e enfim foi preso pelo FBI.
➡ 🥜 A New Frontier (Reddit)
O Reddit introduziu um programa que remunera usuários com criptomoedas pelo engajamento deles nos fóruns. O experimento começa restrito a 2 comunidades, e força o uso de uma carteira web do site. Os tokens são do tipo ERC-20, criados para este propósito, e têm uma curva de emissão inspirada na do Bitcoin. O anúncio acontece na mesma semana que o Telegram desistiu de lançar sua blockchain.
➡ 🧬 The Number Zero and Bitcoin (Robert Breedlove)
Satoshi doou ao mundo o Bitcoin - um presente em troca de nada. Descobriu a escassez eletrônica e uma ideia imparável, que tem o potencial de redesenhar o mundo - assim como sua antecessora digital: o número zero. Esta é uma leitura provocadora que mistura história, matemática e filosofia.
Paradigma
🎓 Curso grátis de Bitcoin: www.7DiasDeBitcoin.com.br
📸 Instagram: @paradigma.education
🏠 Mais dados: Paradigma.education