☕ Café com Satoshi #38: Esta Será a Maior Religião do Século XXI ⛪
A tradição judaica reinava no Oriente Médio - que concentrava boa parte da população mundial - quando Cristo nasceu.
No 1º milênio, a fé que ele inaugurou (o Cristianismo) cresceu como nenhuma outra. Seu market share só foi abalado após o auge do Império Romano.
No 2º milênio, foi a vez do Islamismo ascender. Espalhou-se como pólvora, inclusive através da Europa Ocidental… até arrefecer com a queda de Constantinopla, lá por 1400 e bolinha.
O 3º milênio apresenta ao mundo uma nova religião. A primeira da história a ser forjada e evangelizada… pela internet.
🙏 21 Razões Para Crer
1. O Profeta: Satoshi, que ofereceu a libertação aos mortais. Que nunca fez questão de ser reconhecido. E que, ao que tudo indica, deixou a Terra para viver entre os anjos.
2. O Martírio: mártir é quem sacrifica algo de enorme valor em nome de um ideal. As carteiras de Satoshi detém mais de U$ 35 bilhões. Ele nunca encostou no dinheiro.
3. O Texto Sagrado: o whitepaper deu início a doutrina com míseras 9 páginas (8 + bibliografia). Ele ainda é passado de mão em mão, impresso nas mais rebuscadas formas… e idolatrado na forma de quadros e outros artefatos sagrados.
4. O Mito da Criação: o primeiro bloco na história da blockchain… se chama Bloco Gênese. Reza a lenda que Satoshi não contou nem para o seu filho por que tinha entupido o sótão de CPUs e ventiladores.
5. Santos e Apóstolos: são apóstolos todos aqueles que se corresponderam com Satoshi enquanto ele habitava este mundo. Reverenciados até hoje pelo papel que tiveram no estabelecimento da fé. Quem foi citado por Nakamoto em seu paper inaugural, ou recebeu dele uma transação… adquire status de santo.
6. Escritos Apócrifos: estes são os textos externos ao cânone da literatura bitcoiniana - equivalentes ao Talmude judaico, ou os Vedas hindus. Postagens antigas no bitcointalk. Bordões satoshianos como o famoso “Estou sem tempo pra te explicar". Profecias tipo a regressão logarítmica de Trololo - cujo previsão de 1BTC = U$100k, hoje, está mais próxima do que nunca.
7. Feriados Sagrados: o Pizza Day (22 de maio) celebra a primeira compra de um bem físico com BTC. 3 de Janeiro é o aniversário do Bloco Gênese - e dia de retirar moedas de corretoras (o rito do Proof of Keys). Não vou nem falar do halving a cada 4 anos…
8. Cismas: toda religião atravessa cisões, rompimentos e tentativas de desestabilização - internas ou por parte de oponentes. O Bitcoin já viu centenas de forks. A batalha que deu origem ao BCash, em 2017, foi o último grande cisma.
9. Falsos Profetas: toda fé é acometida por charlatões que clamam ser o Messias. Craig Wright, por exemplo, é o Inri Cristo das criptomoedas.
10. Calendário Próprio: a rede do Bitcoin desconhece dias, horas e minutos. O tempo é medido em blocos. E nenhuma outra escala importa.
11. Mantras: a comunidade bitcoiniana se esbalda em cânticos e dizeres que sintetizam uma década de sabedoria. Alguns dos mais famosos são “Not your keys… not your coins” (uma ode à auto-custódia) e “HODL” (um grito de guerra selvagem).
12. Terra Prometida: o paraíso é simbolizado por citadelas - fortalezas autossustentáveis que serão como Feudos 2.0. Para alguns, o “paraíso” é a lua.
13. O Altar: já ouviu falar num full node? É com ele que bitcoiners verificam o estado da rede por conta própria, e veneram Satoshi. Cada fiel customiza o seu, transformando-o em um verdadeiro altar.
14. A Jihad: assim como muçulmanos empreitam uma batalha diária contra as tentações… bitcoiners guerreiam todos os dias com seus instintos mundanos, para baixar a preferência temporal e salvar a sociedade das mazelas do curto-prazismo.
15. O Tinhoso: capeta, aqui, são os bancos centrais. Principalmente o americano (FED).
16. O Apocalipse: hiperinflação. O mergulho do dinheiro estatal em direção ao limbo. Vide o que aconteceu com o Marco Alemão na 2ª Guerra. A Arca da Salvação você já sabe qual é…
17. Evangelização: bitcoiners viajam longas distâncias e se expõem a riscos incalculáveis para converter amigos e parentes. Você provavelmente chegou a esta newsletter por causa de algum evangelista.
18. Debates Talmúdicos: o #BTC é meio de pagamento ou reserva de valor? Como se deve ler o texto sagrado? As discordâncias interpretativas são tantas, que o Bitcoin tem correntes internas tão díspares quanto os Xiismo e o Sunismo, no Islã.
19. Dietas: muitos praticantes da fé pesquisam e aderem a costumes dietéticos (cetogênicos, por exemplo) tão restritos quanto aqueles de outras religiões.
20. A Epifania: todo bitcoiner teve o seu momento A-HA! Boa parte dos que seguem o culto encontraram a verdade somente depois de estudar, matutar e meditar muito.
21. A Ressureição: o último item dessa lista não é fácil de engolir. Mas se você conhece as teorias mais populares sobre a identidade de Satoshi Nakamoto… e pesquisar o suficiente sobre as crenças que ELE detinha, especialmente sobre o pós-vida… vai ficar evidente que o plano dele é ressuscitar, mais cedo ou mais tarde.
--------------------------------------------------------------------------------
O profeta. Os apóstolos. Os textos sagrados. A memetização como mecanismo de coesão social.
Não é que o Bitcoin seja COMO uma religião.
Estes atributos são justamente o quê CONSTITUI uma religião.
🛡️ Por Que Esta Luta Vale a Pena?
A maior ameaça à humanidade, nessa nova década, é a extirpação das liberdades individuais.
Não apreciamos o tamanho do perigo porque nunca enfrentamos algo parecido. Não há benchmark contra o qual comparar a situação.
Tudo começa com boas intenções (ex: uma lâmpada inteligente que detecta se você está com febre). E logo acelera, virando uma força que ninguém consegue controlar.
O Estado de Vigilância tem o potencial de exterminar nossa humanidade rápido. Podemos manter nossos corpos físicos. Mas a nossa humanidade; aquilo que nos distingue dos bichos - esta sim, corre o risco de se perder para sempre.
O que acontece quando o governo decide que não gosta de uma determinada minoria - como os Uigures, na China?
O que devemos temer não é somente que certos grupos sejam “deletados”. A ameaça real é a de que o mundo inteiro se transforme - lentamente, e então abruptamente - num grande campo de concentração.
Até pouco tempo, nós não tínhamos muita alternativa.
Muito obrigado, Satoshi, por nos fazer enxergar uma luz no fim do túnel.
📚 Dicas de Leitura
➡ ⛪ O Antigo e o Novo Testamento do Bitcoin
Pontos de entrada para conhecer o gospel bitcoiniano, e se familiarizar com a plataforma da Paradigma.
➡ ⛪ Modern Gospels (The Generalist)
Os traços em comum entre os cultos de Satoshi, Elon Musk e Peter Thiel.
➡ 🕊 Bitcoin as a Religious Movement (Sina Motamedi)
Uma análise aprofundada que inspirou esta newsletter. Junto com a última edição da Markets, da Bloomberg (escrita por Joe Weisenthal).
➡ 🌪️ Bitcoin Is a Cult, Fiat Is a Religion (Kay Kurokawa)
Economistas que rotulam o Bitcoin de “religião" pejorativamente precisam se lembrar de que é a nota de 1 dólar que carrega o dizer “In God We Trust”…
Paradigma Education
🎓 Curso grátis de Bitcoin: www.7DiasDeBitcoin.com.br
📸 Instagram: @paradigma.education
🏠 Mais dados: Paradigma.education