☕ Café Com Satoshi #59: Morreu Afogado o Avô de DeFi e das Stablecoins 🏴
Um corpo foi encontrado sem vida numa praia em Porto Rico.
Era de Nikolai Mushegian. A notícia, em espanhol, passou desapercebida. Demorou 2 dias pra que fosse identificado como um desenvolvedor, ligado a cripto.
Nikolai era uma figura obscura, mas conhecida dos OGs. Foi o fundador técnico da MakerDAO. Avô de DeFi. Pai das stablecoins. Um verdadeiro visionário.
Um dia antes de morrer afogado, Nikolai tweetou isso 👇
“A CIA […] vai me enquadrar com um laptop plantado pela minha ex-namorada, que era uma espiã. Vão me torturar até a morte”
🙏 Aaron, Ross, Mircea, John, Alexey, Nikolai…
A MakerDAO é a organização por trás da DAI - maior stablecoin descentralizada do mercado. Foi criada por 2 mentes peculiares: Rune, o executivo; Nikolai, o gênio técnico.
Rune era pragmático. Nikolai era idealista, visionário.
Ele não é o primeiro prodígio de cripto a ser calado em circunstâncias misteriosas.
Aaron Swartz se suicidou enquanto era perseguido pelo governo americano por ter lutado para que pesquisas acadêmicas fossem acessíveis pro mundo todo.
Ross Ulbricht foi emboscado pelo FBI e está em prisão perpétua por um crime sem vítimas.
Mircea Popescu foi encontrado afogado numa praia da Costa Rica, em circunstâncias parecidas com as de Nikolai. Estima-se ter deixado uma fortuna de $2B em Bitcoin.
John McAfee foi suicidado numa prisão em Barcelona.
Alexey Pertsev, desenvolvedor da Tornado Cash, está preso há meses na Holanda sem nenhuma acusação formal contra si.
⚔️ MakerDAO versus o Tio Sam
A história da MakerDAO ainda vai dar um livro.
A organização nasceu em 2015. A DAI foi lançada em 2017.
Em 2019, a DAI passou a aceitar outras moedas, além do ETH, como colateral. Essa decisão levou Nikolai a ir embora. Rune, o CEO, seguiu no comando.
O trade-off crucial à Maker sempre foi entre escala vs. descentralização. Aceitar somente ETH como lastro para emitir novos DAI travava o crescimento da stablecoin, mas mantinha-a descentralizada. Acatar outras formas de garantia - como USDC - permitia escalar mais rápido, mas, no futuro, poria a empreitada nas mãos de terceiros.
É o que acontece hoje. Mais de metade do “lastro” da DAI está na forma de USDC. A Circle (sua emissora) é um dos lobbies mais poderosos na Ethereum. Se a Circle resolve não apoiar um determinado fork da Ethereum, ou bloquear o resgate dos seus cripto-dólares, a DAI sucumbe.
A relação entre a Maker, os maiores players institucionais do mercado e o governo americano é cheia de nuances.
Há pouco, os donos de tokens MKR aprovaram a alocação de 0.5 bilhão de dólares a títulos do tesouro. A stablecoin nascera em tempos de juro zero. Com as taxas básicas subindo, manter bilhões em colateral inativo significa um custo de oportunidade (e stables concorrentes já estão pagando juros pra seus detentores). A compra de títulos deve render algumas dezenas de milhões por ano para a organização.
Além do critério financeiro, há quem teorize outros motivos por trás dessa decisão. Talvez a Maker estivesse “dividindo o seu bolo” com o governo, para que o Tim Sam “a deixasse em paz”?
A oposição à ideia era grande na organização. Mas Rune dedicou todos seus votos pra garantir que a proposta passasse.
Comprar títulos com as criptos da Maker (usando a Coinbase como guardiã da operação) aumenta a eficiência de capital da empreitada… mas prejudica-lhe a descentralização.
O embate entre essas duas prioridades remonta a uma cisão que estremeceu a comunidade em 2019.
O episódio ganhou até nome: “Purple Pill”. Rune queria maximizar a integração com o sistema financeiro tradicional (a via “vermelha”). Nikolai & cia. preferiam garantir a incensurabilidade da moeda, mesmo que isso custasse escala (a via “azul”). A “pílula roxa” era um compromisso no meio do caminho, que nunca foi firmado.
O conflito saiu na mídia, e fraturou a liderança da Maker.
Quando a DAI migrou para um design “multi-colateral” (aceitando não só ETH como garantia), Nikolai já estava noutra.
🏴 O Que Nikolai Fazia
Nikolai descobriu o bug mais famoso da Ethereum. Também foi quem concebeu o wETH (wrapped ETH). Entre seus escritos de 2016, estão previsões premonitórias quanto à governança:
“Receio que a Maker seja tomada por votantes que escolham torná-la uma instituição centralizada com um véu em volta.”
Depois de deixar a Maker, perambulou pelos projetos mais interessantes em DeFi.
Ajudou a fundar a Balancer, protocolo que generaliza AMMs (Automated Market Makers) pra montar qualquer tipo de índice de mercado auto-rebalanceável.
Ajudou a dar vida à RAI - uma stablecoin puramente colateralizada por ETH, e com juros 100% algorítmicos. A RAI é o mais perto do que “a DAI deveria ter sido”.
Recentemente, trabalhava na Rico - uma sucessora espiritual à RAI. Seria precificada em uma ou várias commodities, em vez mirar estabilidade de poder de compra numa unidade monetária.
Ele recém doara U$ 1.4 M para a Carnegie Mellon criar um programa de pesquisa em DeFi.
Nikolai tinha levantado inúmeras vezes a possibilidade de estar sendo perseguido.
Dizia não saber por quem. Ventilava desde nomes de agências com três letras até a ideia de que incomodasse o oligopólio dos bancos locais.
O intuito aqui não é especular sobre o que aconteceu com Nikolai.
O intuito é honrar o legado de um gênio caótico e mal compreendido, que viu o futuro do dinheiro e fez o que pôde pra tirá-lo das sombras, antes que fosse sufocado pelos poderes em voga.
Um menino prodígio, que escapara de um estágio na Apple para profetizar um novo sistema financeiro descentralizado, “inventar stablecoins” e ajudar a parir os mais selvagens experimentos monetários.
Nos seus devaneios, Nikolai viu uma realidade alternativa à da repressão dos dinheiros políticos de Bancos Centrais. No seu trabalho, iluminou o caminho para que chegássemos até ela 🙏
🧠 Dicas de Leitura
🌶️ Zandy's Story (Andy Milenius, 2019)
O documento que escancarou o drama da “Purple Pill” na MakerDAO. Ainda vai ser usado de base pra escrita de um livro - pode anotar.
🤑 Crypto Rebels Trip Over Each Other en Route to Financial Utopia (Bloomberg, 2019)
Reportagem da Bloomberg sobre a crise da MakerDAO em 2019, com boas entrevistas.
✊ Let's Start a RAI-ot! (Fabio Hildebrand, 2022)
Palestra do Fabio Hildebrand, da Reflexer, explicando como funciona e qual é a visão da RAI. Inclui uma pitada de história econômica brasileira 🇧🇷
Paradigma Education
🐦 Twitter: @ParadigmaEdu
📸 Instagram: @paradigma.education
🏠 Nossa plataforma: Paradigma.education
🎓 Curso grátis de Bitcoin: www.7DiasDeBitcoin.com.br